Definir objetivos e metas para dar seu próximo passo

Inovação

Tenho certeza que o conteúdo do Discover já esclareceu muitas dúvidas e deu direcionamento às suas idéias. Mas vamos adiante. Agora é a vez do Define!
Esta é a fase da incubação; do cultivo. Aqui, você vai regar e proteger para que a ideia cresça forte e saudável. É a etapa em que o projeto avança para a produção. É quando ele deixa de ser uma intenção e caminha para a realização.

Até este momento, a sua ideia não vale nada – não que não tenha valor; mas ainda não colocamos nada em prática. É agora que a gente tira do papel tudo aquilo que é só pensamento e literalmente arregaça as mangas.
A cada ano o trabalho fica mais complexo, os negócios mais competitivos, e as metas mais desafiadoras. Mais, mais e mais. É preciso se adaptar: ser Mais – Maior - Melhor. Porque os prazos são menores, assim como os orçamentos.

Por isso, é indispensável organizar, delegar e executar. Organizar-se para melhor reconhecer as oportunidades de negócios. Porque não dá pra contar com a sorte! Poucas inovações podem ser atribuídas a uma ideia brilhante. A maioria delas é resultado de uma busca incessante e rigorosa de uma solução.

Por isso, teste, questione, ajuste. Trabalhe com debates, com discussões. Pergunte "O que falta? Por que ainda não dá? Como eu viabilizo? Vale a pena? Por que não? Nenhuma pergunta é boba.

A única pergunta que não se deve fazer seja “É possível?” TUDO É! Você é responsável por fazer acontecer. Desde que atenda a um problema, desde que apresente uma solução para um público, sempre é!

As ideias não têm hora pra vir. A qualquer momento pode acontecer um insight.

Portanto, saia do óbvio. Conteste. Trabalhe com o extraordinário. O foco não é NO cliente. O foco é DO cliente. É a perspectiva dele. É absolutamente empático; eu me coloco no lugar do consumidor, e só assim é possível sentir a dor, a carência, a necessidade dele.

O Define também compreende a execução. É o momento de acontecer, de REALIZAR. Comece excluindo vocábulos como adiar, postergar, protelar. Abuse de verbos como FAZER, EFETUAR, IMPLEMENTAR. São palavras de moção, de funcionamento, e bem gerenciadas remetem a um senso de urgência, do poder do agora.

A inovação só vinga se você absorve a essência do que é preciso fazer. É entendimento, é incorporação, é disciplina! No automático, não funciona.

Você, agora, está pronto para o Deliver.

Share