Empreender é uma entrega, é ter empatia é se colocar no lugar de seu cliente

Inovação

O Deliver é a fase da aceleração, que envolve a passagem do produto a uma solução. Agora é o momento destinado a esse procedimento em específico. Trata-se da alavancagem. Se você não vem trabalhando desde o princípio com esse raciocínio de funil, de filtragem, quando chega aqui o trabalho fica muito mais complicado. Leva o dobro, talvez até o triplo de tempo Então, fica a minha dica: saia da zona de conforto, dê adeus ao comodismo, porque nenhuma inovação nasceu com base nestes pilares. Não é para ser fácil. Tem muito suor envolvido. Mas eu te garanto: vale a pena!

Essa é a fase em que o produto se torna a solução. Diz respeito à operação. Eu diria até uma “operação de converção”. Bom, uma vez o produto pronto, é preciso distribuí-lo, divulgá-lo e comercializá-lo, o que demanda investimento, ou seja, dinheiro. Logo, é fundamental estudar, averiguar e calcular a quantia necessária para estes fins. Por isso, faz-se um levantamento de recursos.

A distribuição se refere ao fornecimento do produto ou serviço nos canais de entrega. É o meio. Através do que, de quem, onde o cliente tem ACESSO. Essa é uma palavra-chave. E falando em termos de tecnologia, seria pertinente se perguntar “Baixa pelo android?”, “É compatível com iOS?”, mais ou menos nesta direção, para você entender o que compreende os canais de distribuição.

Já a divulgação remete aos locais onde as ações de publicidade devem acontecer, a função é tornar público, visível, conhecido. É fundamental usar as redes sociais – Facebook, Linkedin, Instagram, etc.

O problema de muitas empresas, de muitos empreendedores, é achar que, depois de feito tudo isso, acabou. “Pronto! Agora, vou esperar os lucros..” Não!
O trabalho ainda não terminou (e arrisco dizer que ele nunca tem fim). É necessário avaliar a satisfação do cliente e fidelizar o cliente.

Atenção para as adaptações necessárias para que um produto ou serviço perpetue. Veja o que está bom e comemore; tome conhecimento daquilo que não vai bem e aperfeiçoe. É preciso saber por que o produto ou serviço ainda não é indispensável na vida daquelas pessoas. É neste momento que começa o gerenciamento dos resultados.

Esse processo de validação é um trabalho contínuo de aprimoração porque sempre há o que melhorar. Por isso é um trabalho que não tem fim. Essa é a atitude, o comportamento, que garante a imortalidade de um produto ou serviço. Mais pessoas querendo, mais lucros, mais melhorias, outras mais pessoas desejando e por aí vai.. O processo reinicia e essa conduta vai te levar ao sucesso.

Os resultados dependem da geração de valor de um produto ou serviço para a sociedade e não é do preço que eu estou falando. Primordial é ser funcional (uma razão para se ter) e emocional (criar um vínculo psicológico). Esta é a origem da geração de valor. Tem que ser útil, tem que ser fácil, simples, eficaz, gerar bem-estar.

Quando um passamos a enxergar o mundo pelos olhos do usuário, e o retorno vem. E quando isso acontece podemos afirmar, finalmente, que se está diante de uma inovação. A receita do triunfo é a soma da satisfação e do retorno financeiro. O resultado, o produto, é a inovação. Com a Mentoria 3D (Discover, Define e Deliver), o êxito é inevitável.

Inovar demanda tempo e sabemos que esse é um artigo de luxo na atualidade. Não caia na armadilha de afirmar que você não tem tempo para inovar. A verdade é que ninguém tem tempo para nada. A pergunta que não quer calar é “Com o que é que você ocupado?” É mais importante do que inovar? Se não for, restabeleça suas prioridades. Inove!

Share