Inovação: estratégias para alcançar resultados competitivos

Inovação

Na edição de 2018, Shantanu Narayen, o CEO da Adobe subiu ao palco para trazer uma mensagem contundente.

“Hoje, as pessoas compram experiências, não produtos", disse Narayen. "os produtos não são mais (o principal) diferenciador." Em vez disso, ele disse aos participantes, as empresas estão competindo pelos corações e mentes de todos consumidores e devem mirar em superar as expectativas durante cada ponto de sua jornada.

Adeus código, adeus templates, olá experiência

No Brasil, Inovação ainda é um tema tratado com timidez por muitos profissionais. Apesar de ser um elemento presente nos modelos de negócios de diversas empresas globais, ainda é possível notar nas organizações brasileiras um certo receio em direcionar investimento de tempo ou recursos para estruturar e executar estratégias de Inovação. Condição sinequa non para o desenvolvimento, a Inovação é tema fundamental para o cenário econômico e pode impactar o crescimento de qualquer indústria. O tema vem adquirindo cada vez mais espaço na agenda dos executivos globais, dada a importância de se manter relevante em um mercado altamente competitivo.

Em Busca do Digital

Os projetos de inovação que tiram partido da tecnologia aparecem com destaque e muitas iniciativas foram indicadas. Dentre os projetos de Inovação já desenvolvidos pelas empresas, pudemos detectar aplicações em Agricultura e Biotecnologia, tais como o uso de drones, desenvolvimento de pigmentos nanotecnológicos e adoção de aplicativos para o registro mais eficiente de produtos, dentre outros.

Para o Varejo, soluções que integram lojas a serviços de delivery, utilização de inteligência artificial em lojas e programas para digitalização de experiência de cliente. Também foram relacionados projetos relativos à criação de Lojas do Futuro.

No ramo da educação, aparecem novas metodologias educacionais e apps de aprendizagem digital, assim como soluções para ensino a distância e projetos usando tecnologia de impressão 3D e Machine Learning.

O mundo mobile também tem inspirado projetos Brasil afora. Na pesquisa apareceram soluções para Tecnologia 5G, Mobile First e reconhecimento de voz, assim como projetos que tiram partido do uso de SmartGlasses.

Todo poder ao cliente

Muitos dos projetos listados como tendo sido realizados nos últimos 12 meses tinham o cliente como foco principal. Pensando nele, foram desenvolvidas inovações focadas principalmente na melhoria da experiência de compra. Para tanto, foram desenvolvidos aplicativos de autoatendimento, resolução de problemas e first call resolution, dentre outras soluções.

O cliente está bem posicionado na lista do que mais motiva as empresas na busca pela inovação. A preocupação com ele aparece na necessidade de desenvolver novos produtos e serviços, na melhoria da qualidade dos serviços ou produtos existentes e no atendimento às suas expectativas. O mercado vem logo em seguida.

Investir na comunicação direta e transparente com o cliente parece ser a meta de muitas empresas Brasil afora, pelo menos é o que indica o estudo, que enumera projetos envolvendo a reformulação de experiência digital de clientes em canais eletrônicos, soluções de ominichannel e criação de chatbots para atendimento em mídias sociais e sites.

Muitas empresas demonstram interesse em investir em projetos que transformam a experiência do consumidor nos pontos de venda. Destacamos projetos que envolvem sistemas de inteligência artificial para lojas e várias soluções que buscam o que os entrevistados chamam de "Loja do Futuro".

Share