Porsche transforma o Macan em seu mais novo modelo totalmente elétrico

Lifestyle

Porsche transforma o Macan em seu mais novo modelo totalmente elétrico

Os novos Porsche Macan 4 e Macan Turbo são SUVs elétricos compactos que marcam um grande passo na transformação da empresa num fabricante de veículos elétricos de luxo

Este é o segundo carro 100% elétrico da Porsche, bem como o primeiro SUV totalmente elétrico da empresa. O novo Macan 4 e seu irmão mais rápido e caro, o Macan Turbo, são os sucessores do pequeno SUV de sucesso da Porsche, lançado há uma década . Desde então, o Macan foi aprimorado e atualizado para oferecer uma mistura autêntica e espirituosa da missão original dos carros esportivos da Porsche e do prático, mas arrasador, Cayenne .

Agora a nova geração do Macan abandonou definitivamente o motor de combustão, tornando-se o primeiro carro da linha de modelos da empresa a fazê-lo (sem contar o Taycan, que desde o início era um EV). A experiência da Porsche nesta esfera é bastante estelar, então os dois modelos Macan de lançamento representam a melhor experiência EV da categoria. Isso significa um alcance de até 381 milhas (Macan 4) com a bateria de 100 kWh. A capacidade de carregamento ultrarrápido também está incluída, com uma meta de cerca de 20 minutos para levar a bateria de dez a 80 por cento.

Visualmente, o Macan elétrico segue o modelo e as proporções de seu antecessor, embora com linhas mais organizadas criadas pela ausência de grades e aberturas de ventilação e um toque de fisicalidade mais robusta que acompanha uma bateria tão substancial. A silhueta também está mais atrevida do que antes.

O novo EV não escapa ao implacável aumento de escala da indústria automobilística; com 4.784 mm de comprimento, é praticamente do mesmo tamanho do Cayenne 2002 original (4.846 mm). O espaço para bagagem é reforçado por um 'frunk' sob o capô e a Porsche diz que terá um bom desempenho como carro de reboque (talvez para transportar seu clássico 911 para um track day).

Faremos um relatório sobre a experiência de direção no devido tempo, mas o Taycan estabeleceu o padrão para uma dinâmica EV ágil e equilibrada, então, na verdade, a Porsche está competindo consigo mesma. Notavelmente, o Macan 4 básico tem números de desempenho (0-62 mph em 5,2 segundos e uma velocidade máxima de 137 mph) que quase não aumentaram nos modelos de gama média Macan T e Macan S com motor a gasolina; será que a era dos aumentos incessantes de desempenho está finalmente chegando ao fim?

O Turbo compensa isso com um rápido tempo de sprint de 3,3 segundos. Também cimenta a decisão da Porsche de manter o nome “Turbo” para carros eléctricos, apesar de estar totalmente divorciado das suas origens técnicas.

O interior baseia-se no atual domínio da ergonomia da Porsche, com uma ampla faixa de telas (incluindo um display opcional para o passageiro e um painel de instrumentos com tela curva). Há também uma evolução do head-up display, que utiliza realidade aumentada para sobrepor instruções de navegação e outras informações sobre a estrada à frente. Outras novidades incluem o giro opcional do eixo traseiro para maior capacidade de manobra. 

Lifestyle